sábado, 17 de dezembro de 2011

Escola Municipal Mário Lira - O mágico de OZ.



Making off da peça "O mágico de OZ" sob a coordenação do Prof. Zabdiel. A apresentação dessa encenação ocorrerá no dia 19/12/2011, a partir das 19h00min. Toda a comunidade escolar [pais, alunos, professores e funcionários] está convidada a participar desse especial de final de ano.
Comunicação - Escola Mário Lira


domingo, 16 de outubro de 2011

Escola Municipal Mário Lira - Ensaio do grupo de teatro - Prof. Zabdiel



Ensaio do grupo Contos e Encantos - O Mágico de Óz_ Dança do Homem de Lata. Os alunos Marcélio, Felipe e Nely, na frente e Jutani, Edimécio e Stéfane, atrás.


Ensaio do grupo de teatro da Escola Mário Lira coordenado pelo professor Zabdiel.

sábado, 15 de outubro de 2011

Projeto de Teatro - Prof. Zabdiel Lima de Medeiros


ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO MÁRIO EUGÊNIO LIRA
  
TEMA:  A LINGUAGEM TEATRAL NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS PESQUISADORES E CRÍTICOS

PÚBLICO ALVO: Alunos do 6º ao 9º ano, ex-alunos, professores, funcionários e comunidade.

CARGA HORÁRIA

- 10h aulas

PROFESSOR ORIENTADOR:

Zabdiel Lima de Medeiros

INTRODUÇÃO
  
Desde criança aprendemos a observar e responder ao meio em que vivemos, imitando sons, gestos, as ações dos nossos pais e familiares, do mundo ao redor, a medida em que o mesmo vai sendo descoberto. O ato de dramatizar está potencialmente contido em cada um de nós, sendo retratado como uma necessidade de compreender e representar a realidade. A dramatização acompanha o desenvolvimento da criança como uma manifestação espontânea, assumindo feições e funções diversas, promovendo um equilíbrio entre ela e o meio que vive. As brincadeiras infantis podem ser vistas como  laboratórios naturais, onde as crianças podem pesquisar e experimentar como é a vida de uma fada, ou como é ser um super-herói, como é o som de um pássaro e a forma possível de imitá-lo.
O ser humano tem a necessidade de se expressar, de contar histórias, narrar fatos e recriar acontecimentos. O teatro nos permite transcender a realidade em que vivemos e os nossos limites, ajuda a articular e aprender a arte do improviso e da concentração, da expressividade, ajuda a falar em público, a  projetar pessoas para a concorrência profissional, além de melhorar as relações interpessoais e a convivência  no contexto social onde se está inserido.
O texto teatral utilizado na escola, permite que o aluno entre no universo da história, pesquisando as mais variadas formas de ser das personagens e  o mundo em que estas personagens vivem, com todas as suas particularidades e características.
O teatro na escola é importante para podermos experimentar novas vivências, as quais nos permite experimentar e descobrir que somos mais do que pensamos ser. Aumenta a concentração e absorção de conhecimentos, melhorando o desempenho acadêmico. Tem o papel de contribuir para o desenvolvimento das capacidades expressivas e artísticas, aumentando a auto-estima, ajudando o aluno a lidar melhor com suas emoções, melhorando a expressão e a comunicação.
No campo da superação pessoal, podemos destacar outra grande marca do teatro que é a  inclusão social, onde pessoas que antes apenas podiam assistir as produções dos outros, agora podem, elas mesmas, fazer parte do processo.
Como meio de interação entre escola e comunidade, proporciona aos ex-alunos, uma continuidade do programa desenvolvido até então e a comunidade uma aproximação e uma oportunidade de apreciar  a produção desenvolvida pela escola.
 No plano coletivo, o teatro oferece o exercício das relações de cooperação, diálogo, respeito mútuo, flexibilidade na aceitação das diferenças e aquisição de sua autonomia.

JUSTIFICATIVA:

            O desenvolvimento do aluno, não está limitado aos conteúdos programáticos acadêmicos dados em sala de aula. Além destes, outras atividades desenvolvidas pela escola, proporcionam um aumento significativo da capacidade de compreensão do mesmo. O ENSINO DA ARTE (teatro), desenvolve também as relações interpessoais, trabalhando de forma importantíssima na quebra de barreiras e preconceitos.
            A falta de acesso as produções teatrais e a apatia cultural dos alunos mostram-nos o quanto se faz necessário a prática teatral na escola. A comunidade escolar, aqui definida como alunos, pais, professores e funcionários, tem no ENSINO DA ARTE (teatro), a oportunidade de apreciar obras famosas de autores consagrados, bem como obras desenvolvidas pelos próprios componentes deste grupo. Se, ir ao teatro não acessível e  possível, então fazer teatro na escola é dar a oportunidade que a comunidade precisa para conhecer e interagir com esse tipo de expressão artística.
 O ensino da arte (teatro) na Escola Mário Lira, já é uma tradição, onde os alunos, ex-alunos, pais e comunidade participam, de forma direta ou indireta, dos espetáculos culturais colocando em prática os valores morais e sociais desenvolvidos na escola.
O projeto de teatro como linguagem na formação de cidadãos pesquisadores  será desenvolvido durante todo o ano de 2011.
  
OBJETIVO GERAL:

            Promover a integração social entre escola e comunidade, despertando uma visão critica de diversos assuntos através de uma linguagem não formal e criativa, tendo como foco a apresentação de peças teatrais.

 OBJETIVOS:

-  Desenvolver, nos jogos dramáticos, a atenção, a observação e a improvisação.
-  Reconhecer elementos da linguagem dramática;
- Pesquisar, elaborar e utilizar, cenário, figurino, maquiagem, adereços, iluminação, objetos de cena  e som;
-  Promover a socialização do teatro com todas as áreas do conhecimento;
-  Desenvolver a capacidade crítica;
- Aumentar a capacidade de concentração, memorização e apreensão de conhecimentos;
-  Melhorar a capacidade de lidar com emoções;
-  Promover a interação entre escola e comunidade;
-  Compreender o teatro como ação coletiva;
-  Compreender e apreciar as diversas formas de teatro produzidas pelas culturas;
-  Promover a inclusão social.
  
METODOLOGIA:

- Pesquisa;
- Utilização de  jogos teatrais;
- Desenvolvimentos de atividades de leitura e escrita
- Condicionar o físico para as atividades teatrais;
- Encenação de textos dramáticos;
- Confecção de  figurinos e cenários.
- Desenvolver formas de expressão através da música
  
AVALIAÇÃO:

 A avaliação será contínua e compreenderá todas as atividades do aluno durante o processo, desde a sua freqüência até a execução de suas funções durante o espetáculo.
  
CULMINÂNCIA

- Apresentações teatrais durante o ano letivo;
- Apresentação na MARCO da escola;
- Auto de natal.

 BIBLIOGRAFIA
  
- Parâmetros curriculares Nacionais. 2. Arte: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998.
Bertelo, Maria Augusta. Mine manual de pesquisa – ARTE - São Paulo: CLARANTO, 2004.

Natal, março de 2011


ANEXO

Maquiagem.

Ensaio do circo.

Apresentação do circo.
Ensaio do Mágico de Oz.

O sequestrador 01

O sequestrador 02
                                                                                            
Coral de Natal.
Auto de Natal: Celebrando Jesus.

Confecção de cenário, painéis, figurino e iluminação




Criação do cenário 01

Criação do cenário 02
Criação do cenário 03
Painéis.
                                                                                                                                                                                        
                                                                                                                                                                                                                                                             

sábado, 11 de junho de 2011

A Escola Mário Lira tem oferecido ao longo desses anos um dinâmico trabalho de dramaturgia liderado pelo professor Zabidiel. O teatro está no sangue desse mestre que todos os anos nos presenteia com belas apresentações como a festa junina deste ano [vespertino]. Do seu esforço temos visto verdadeiras bençãos acontecerem no seio da nossa comunidade. Parabéns professor e continue firme em sua missão.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Arraiá tempere e dance - E. M. Mário Lira










Hoje estamos comemorando o São João do Mário Lira. Barracas, bolos, cocadas, tortas salgadas, canjica, pamonha, dança típica e muito forró.  Foi uma tarde muito alegre, um verdadeiro presente para todos nós. Como escola pública que somos temos sempre viva em nossa mente a necessidade de preservar as tradições do nosso povo que na essência é nossa identidade de brasileiros e nordestinos que somos.